terça-feira, 15 de março de 2011

Reflexões do Coração 1.

Precisei ir ao inferno para contemplar a beleza do céu.
Esses dias eu estava muito ansioso quanto ao amor romântico: quando será que o homem aparecerá? Quando serei feliz com alguém ao meu lado que me mereça? Será que Deus me abençoará?
Todas essas dúvidas assolavam meu coração. Quando a dúvida vem, se não temos o equilíbrio proporcionado pela fé cometemos desatinos.
Foi o meu caso. Busquei sexo fácil pensando que desta maneira encontraria o amor e o que me preencheria. Encontrei algumas pessoas legais, mas essas não me servem para algo maior. Não porque sejam ruins ou não tenham capacidade para tal coisa. A questão é que por mais que a pessoa seja boa, estando no lugar errado ou começando a relação de maneira equivocada, a coisa dificilmente poderá dar bons frutos. O começo é muito importante, pois ele determina os vínculos iniciais, que são fundamentais para que se gere confiança, amizade, companheirismo ao longo do relacionamento. Se a base não é concreta, a edificação tende a ruir. A maior parte só tinha o corpo de belo, mas ao conversar, conhecer fragmentos de sua alma, percebia que faltava algo superior: uma alma tão bela quanto seu corpo, faltava valores morais edificantes, que devem ser a base da construção de um relacionamento. Como pode ter um relacionamento com uma pessoa que possui valores torpes e equivocados sobre a vida? Que acha que se relacionar é apenas uma convenção, que está com o outro por valores totalmente superficiais, como corpo, a pessoa ser legal e ter sexo fixo. Não que essas questões não tenham sua importância, mas elas não podem ser tomadas como base, são adornos que não é o o núcleo rígido, mas questões mutáveis e configuráveis.
O meu primeiro erro nesta equação toda foi buscar amor. O amor não se busca, ele acontece. O único amor que devemos buscar nesta vida é o de Deus, pois todos os relacionamentos que temos nesta Terra deve ser tríplice, com a bênção de Deus deve ser a base de todas as relações. Buscando o amor de Deus, as outras coisas serão acrescentadas a seu devido tempo, inclusive o amor romântico. O que achamos que um homem pode nos proporcionar não é ele que proporciona, mas sim Deus através desta pessoa, que nos coloca ao lado da pessoa adequada a nós. E este adequado não é uma pessoa perfeita, pois ninguém o é mas sim uma pessoa que caminhará conosco não porque nos pertence, mas porque é companheiro, estará conosco porque há amor, respeito e carinho, mesmo nos momentos difíceis.
O meu segundo, e certamente o maior erro, foi colocar no lugar de Deus o homem. Se colocamos no centro da nossa vida qualquer coisa que não seja Deus, temos uma chance grande de falhar em nossas escolhas, ou tomarmos caminhos escusos. O que idolatramos mostra o que colocamos como centro da vida. No fim aquilo não é suficiente para preencher o que há dentro, pois é só preenchivel pela espiritualidade, pois ela é o centro para que as coisas aconteçam de maneira correta. Não significa que não se terá alegrias e dores, paz e guerras, mas sim que terá as coisas vistas de maneira diferente, que te possibilita a saber que a vida é mutável e que diante da mutabilidade da vida não estamos sós, mas sempre acompanhados. Permite saber que a única imutabilidade não reside na Terra, onde os corpos nascem e morrem, as montanhas somem e aparecem, continentes que outrora eram unidos hoje vagam pelo oceano, onde tudo tem seu tempo de duração limitado, mas sim naquele que jamais muda. Esse deve ser o centro, e tudo será acrescentado depois. É essa a história que as religiões querem contar, onde as narrativas teológicas encontram seu vértice comum, seu ponto de cruzamento. A espiritualidade é o que há de porto seguro em um mundo onde o efêmero é a norma e a constância vista como crime.
Por essas razões acordei do meu engano e abri o terceiro olho de sua cegueira, para enxergar essa realidade e comprovar que o amor que quero terá que vir de Deus, que a busca por ele é trazer ao centro um amor que não é o de Deus, mas sim a visão humana achando que Ele é menos capacitado que você para lhe dar o que Deseja. Para finalizar este post, parafraseio Mateus: "Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e todas as outras coisas lhe serão acrescentadas" Mateus 6:33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário